Brincadeira lúdica: o faz de conta

Autores

  • Sônia Maria Costa Soares
  • Richele Timm dos Passos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1497

Palavras-chave:

Faz de conta. Conhecimento. Aprendizagem. Imaginação. Fantasia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre um trabalho realizado em turma de Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Nesse texto apresenta-se o faz de conta, como atividade de contato com a prática lúdica, ampliando a construção e apropriação do conhecimento do eu e do mundo por parte das crianças. Com essas intenções, as crianças tiveram contato com diferentes cantos temáticos: casinha, música, leitura, mercado e beleza, para que pudessem imaginar, fantasiar, criar/recriar, explorar e representar sua realidade de uma maneira lúdica, utilizando materiais e objetos simbólico favorecendo assim, a representação e a construção do seu conhecimento sobre sua realidade. Este estudo está fundamentado em autores que abordam a importância das brincadeiras na infância tais como: Lopes, Kishimoto e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a execução do trabalho verificou-se o quanto o mesmo contribuiu não só como um meio de aprendizagem para as crianças, mas principalmente para nós como educadoras, pois possibilitou a reflexão da prática pedagógica, trabalhando algo que faz parte da realidade das crianças e ampliando esse conhecimento de forma gratificante e prazerosa. Ao sentirem-se “coautora” de suas decisões e escolhas, elas tornam-se mais envolvidas e participativas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOARES, S. M. C.; SILVA, R. T. dos P. da. Brincadeira lúdica: o faz de conta. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 127–143, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1497. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1497. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos