O negócio está meio devagar com as bichinhas”: um caso de queixa escolar em Porto Velho/RO

Autores

  • Anatália Daiane de Oliveira Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1493

Palavras-chave:

Queixa escolar. Preconceito. Escola.

Resumo

 

 O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar um caso de queixa escolar em Porto Velho/RO. Trata-se de um trabalho na perspectiva qualitativa, sendo utilizado como instrumentos a revisão bibliográfica, análise de documentos e entrevistas com a orientadora e três professoras de uma escola pública estadual, localizada em um bairro periférico do município. Fundamentando-se em uma perspectiva crítica de psicologia escolar, percebe-se que apesar de existir muitos trabalhos sobre a queixa escolar que confrontam os preconceitos existentes no cotidiano da escola, os profissionais da educação ainda continuam centrando as causas do fracasso escolar nas crianças e suas famílias e apontando os problemas biológicos como causas do não aprender na escola.

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Como Citar

OLIVEIRA, A. D. de. O negócio está meio devagar com as bichinhas”: um caso de queixa escolar em Porto Velho/RO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 57–77, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1493. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1493. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos