Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola

Autores

  • Robson Fonseca Simões Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1492

Palavras-chave:

Internet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos.

Resumo

Neste artigo busco compreender as novas tendências linguísticas e seus registros desencadeados pela cultura digital, analisando os desdobramentos nas práticas de escrita produzidas no contexto escolar. Assim, traz para o debate os textos dos sujeitos do ensino técnico de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, com vistas a problematizar o ensino formal da língua face às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo. Numa arena linguística marcada por contradições, este estudo nos mostra a normatividade da língua e a linguagem viva do cotidiano, a linearidade da escrita e o hipertexto, o saber formal do educador e o suposto não saber do aluno. Será que a linguagem se esgota na escrita padrão, principal preocupação do ensino formal? O desafio do diálogo está lançado aos educadores da linguagem no nosso tempo, considerando que é nessa atividade linguística que o outro encontra a sua própria autonomia, que se mira no direito de opinar, uma premissa para que a linguagem seja um ato de liberdade.

 

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Como Citar

SIMÕES, R. F. Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 38–56, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1492. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos