Experiências educativas com o cinema no Ensino Fundamental

Egeslaine de Nez, Cibele de Freitas Consone

Resumo


O cinema, com o passar dos anos, configurou outra perspectiva de socialização do conhecimento fazendo com que histórias emocionem e surpreendam no espaço educativo. Esse artigo objetiva compreender e analisar a importância da proposta metodológica do uso do cinema no processo de ensino aprendizagem, na escola de Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi primeiramente uma pesquisa bibliográfica, e, depois das sessões de cinema, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo com as crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Colider/MT. Nas análises dos dados foram utilizadas as abordagens quali/quantitativa. Concluí-se, que foi possível compreender os limites e os benefícios do uso do cinema no processo de ensino aprendizagem, enquanto proposta metodológica, tendo em vista que essa tecnologia esta ao alcance dos professores no ambiente escolar.


Palavras-chave


Educação. Cinema. Metodologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1491



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.