Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa

Autores

  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis UNICAMP
  • Emília Wanda Rutkowski UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1490

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental.

Resumo

O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes técnicos comunitários de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagógica. Desta forma, quatro módulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Território: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados à bacia hidrográfica, bem como discutidos os arcabouços legais que guardam relação com o meio ambiente, os recursos hídricos, o saneamento básico, os resíduos sólidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o módulo anterior à visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestão do território para além da dicotomia teoria-prática; III - Educação Ambiental: discussão de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos módulos anteriores; e IV – Confecção de maquete: através de uma atividade lúdica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitário. Após o conjunto de módulos realizado, os agentes comunitários reconheceram a implicação do uso do território e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretização de resultados na composição de cenários futuros desejáveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestão dos territórios.

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Como Citar

ASSIS, A. E. S. Q.; RUTKOWSKI, E. W. Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–19, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1490. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos