Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio

Autores

  • Elaine Cristina Scarlatto
  • João Augusto Gentilini

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1265

Palavras-chave:

Reformas Educacionais. Ensino Médio. Inovações Curriculares. Práticas Pedagógicas. Perfil docente.

Resumo

Este texto recupera, em linhas gerais, a trajetória do Ensino Médio no Brasil, os modelos de ensino em diversas épocas, as reformas nesse nível de ensino, as mudanças em sua estrutura curricular e as consequências para a formação e atuação de professores. Apresenta diversos “perfis” docentes face a essas mudanças e focaliza, em particular, as inovações curriculares ocorridas a partir dos anos de 1990, com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Discute as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a adoção de práticas pedagógicas adequadas às referidas inovações e alcançar as competências e habilidades desejadas para os estudantes do Ensino Médio. Ao final, utiliza conceitos originados da perspectiva habermasiana para identificar o perfil docente esperado face às mudanças nas práticas pedagógicas do Ensino Médio.

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Como Citar

SCARLATTO, E. C.; GENTILINI, J. A. Inovações curriculares, práticas pedagógicas e o “perfil” docente do ensino médio. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 152–176, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1265. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1265. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos