Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem

Maria Candida Müller, Dione Lucchesi de Carvalho

Resumo


O presente trabalho apresenta parte dos estudos desenvolvidos durante o  estágio de pós-doutorado da primeira autora sob supervisão da segunda. A partir das observações realizadas no primeiro semestre de 2012 das reuniões do Grupo de Sábado (GdS), buscou-se  relacionar a dinâmica deste grupo  com a experiência do projeto de pesquisa GETEMAT Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico de Ensino de Matemática: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais Para o Ensino de Matemática, financiado pelo CNPq e desenvolvido em Vilhena (RO) junto a docentes da rede municipal de ensino. O GETEMAT foi inspirado nas experiências de formação docente que se desenvolvem na Faculdade de Educação da Unicamp desde os anos noventa e, em especial, adotou como princípio as características de um grupo colaborativo elencadas por Fiorentini a partir da experiência do GdS. A busca por pontos de convergência entre os dois espaços de formação docente, tendo por referencial teórico os trabalhos de Cochran-Smith e Lytle sobre comunidades de aprendizagem do professor e o princípio da investigação, possibilitaram uma nova perspectiva de análise dos dados que foram obtidos durante a realização do Projeto GETEMAT.


Palavras-chave


Educação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1203



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.