O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s

Glauciany Damas Ramos, Sirley Leite Freitas

Resumo


 

 

 O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.


Palavras-chave


Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais.

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DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1194



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