O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s

Autores

  • Glauciany Damas Ramos Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Sirley Leite Freitas

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1194

Palavras-chave:

Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumo

 

 

 O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.

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Como Citar

RAMOS, G. D.; FREITAS, S. L. O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 99–120, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1194. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos