Deficiência intelectual e processo inclusivo: dificuldades enfrentadas

Autores

  • Alessandra Bertasi Nascimento
  • Priscila Maciel Carreta

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1192

Resumo

 

O processo de inclusão escolar continua a apresentar desafios para o atendimento a alunos com deficiência intelectual. Na busca de analisar a percepção de uma professora sobre o tema, aplicou-se uma entrevista estruturada sobre o conceito de educação inclusiva, a participação em ações de educação continuada, possíveis impedimentos para essa participação, dificuldades encontradas para a concretização do processo inclusivo e sugestões para viabilizá-lo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida na única escola pública estadual, em uma cidade do interior da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As principais dificuldades indicadas para a realização da inclusão foram: o diagnóstico do aluno, a falta de capacitação profissional e a ausência de trabalho colaborativo. Como sugestões, são apontadas: a necessidade de melhorar a infraestrutura da escola, oferecer cursos de capacitação e disponibilizar profissionais que possam dar suporte para a concretização do processo inclusivo. Conclui-se que há a necessidade de analisar como as propostas para a educação inclusiva chegam e são efetivadas nas escolas de municípios distantes dos grandes centros de produção científica, e como essas escolas têm declarado, avaliado e ofertado os apoios necessários à inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual.

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Como Citar

NASCIMENTO, A. B.; CARRETA, P. M. Deficiência intelectual e processo inclusivo: dificuldades enfrentadas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 70–87, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1192. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1192. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos