Deficiência intelectual e processo inclusivo: dificuldades enfrentadas

Alessandra Bertasi Nascimento, Priscila Maciel Carreta

Resumo


 

O processo de inclusão escolar continua a apresentar desafios para o atendimento a alunos com deficiência intelectual. Na busca de analisar a percepção de uma professora sobre o tema, aplicou-se uma entrevista estruturada sobre o conceito de educação inclusiva, a participação em ações de educação continuada, possíveis impedimentos para essa participação, dificuldades encontradas para a concretização do processo inclusivo e sugestões para viabilizá-lo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida na única escola pública estadual, em uma cidade do interior da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As principais dificuldades indicadas para a realização da inclusão foram: o diagnóstico do aluno, a falta de capacitação profissional e a ausência de trabalho colaborativo. Como sugestões, são apontadas: a necessidade de melhorar a infraestrutura da escola, oferecer cursos de capacitação e disponibilizar profissionais que possam dar suporte para a concretização do processo inclusivo. Conclui-se que há a necessidade de analisar como as propostas para a educação inclusiva chegam e são efetivadas nas escolas de municípios distantes dos grandes centros de produção científica, e como essas escolas têm declarado, avaliado e ofertado os apoios necessários à inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1192



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.