Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)

Autores

  • Josiane Brolo Rohden Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Helen Arantes Martins

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1191

Palavras-chave:

História da Educação. Instituição Escolar. Colonização. Vilhena-RO.

Resumo

 

 Este trabalho elege como objeto de pesquisa a implantação da educação de Vilhena, Rondônia, no momento acentuado de migração/colonização da localidade. Delimitou-se como período de estudo historiográfico os anos de 1960 a 1980 momento este, em que ocorreu no município um acelerado movimento de migração. Neste sentido, este artigo, direciona seu olhar para o estudo da primeira Instituição Escolar “Wilson Camargo”. A metodologia do trabalho parte da perspectiva da História Oral, assim como análise de fontes historiográficas. Espera-se com esta investigação, contribuir para com a História da Educação regional e nacional, inserida num contexto macro da História da Educação Brasileira no que se refere às questões dos processos educacionais ocorridos concomitantemente aos movimentos migratórios de colonização dos chamados “espaços vazios” do território nacional, qual objetivava integrar a Amazônia à economia Nacional.

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Como Citar

ROHDEN, J. B.; MARTINS, H. A. Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 52–69, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1191. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos