Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana

Autores

  • Patrícia Dias Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Josélia Gomes Neves
  • Armelinda Borges da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1187

Palavras-chave:

Povos Indígenas Urbanos. Escolas Públicas. Educação Intercultural

Resumo

 

 O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a temática migração indígena para cidade bem como as repercussões causadas pela sua presença neste espaço, principalmente no contexto escolar urbano. Evidenciou que devido aos conflituosos processos de colonização, em especial na Amazônia, grande parte das populações indígenas foi dispersada ou dizimada no decorrer da história e, hoje, com a aproximação entre aldeia e cidade, a procura por trabalho, educação ou melhoria de vida em função dos movimentos indígenas e a procura pela escola urbana são motivos que levam índios de diversas etnias a vir morar na área urbana. Outro fato presente também neste estudo é que nem sempre esta escola que o indígena vem buscar por acreditar ser de melhor qualidade, atende as suas expectativas, o que sugere possíveis demandas para o aprofundamento da educação intercultural no processo escolar.

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Como Citar

DIAS, P.; GOMES NEVES, J.; BORGES DA SILVA, A. Relações interétnicas: indígenas, cidade e escola urbana. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1187. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1187. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos