Práticas pedagógicas e avaliativas da competência leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Andreia dos Santos Oliveira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Juracy Machado Pacífico Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenha

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1103

Palavras-chave:

Leitura. Práticas Pedagógicas. Avaliação. Avaliação Mediadora

Resumo

O presente artigo discute as práticas pedagógicas e avaliativas da leitura no ensino fundamental. Para que o objetivo fosse alcançado utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. Os estudos realizados possibilitaram observar que é urgente uma reformulação do trabalho com a leitura em sala de aula, pois metodologias tradicionais de prática de avaliação não têm contribuído para a formação de leitores, mas, pelo contrário, encaminhadas desta forma, a escola não consegue cumprir com um dos requisitos do ensino fundamental preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, que é desenvolver o domínio da leitura de forma fluente. Conclui-se que para que leitores competentes sejam formados é preciso que o professor trabalhe com a avaliação mediadora, pois de nada adianta apenas constatar que as crianças não sabem ler, mas sim mediar a construção de habilidades de leitura.

 

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Como Citar

OLIVEIRA, A. dos S.; PACÍFICO, J. M.; MASCARENHA, S. A. do N. Práticas pedagógicas e avaliativas da competência leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 116–129, 2014. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1103. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1103. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos