Vozes infantis: compreendendo o que as crianças nos ensinam sobre o que sabem das relações de gênero

Autores

  • Renata Aparecida Carbone Mizusaki Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1099

Palavras-chave:

Relações de gênero. Educação infantil. Formação de professores(as)

Resumo

Neste trabalho pretende-se discutir o modo como meninos e meninas da educação infantil expressam suas ideias, concepções e crenças acerca dos papéis, funções sociais e relações de gênero. Através de observações diretas em salas de aula de pré-I e pré-II, foi possível compreender que meninos e meninas expressaram suas concepções sobre o ser masculino e ser feminino de modo a reafirmar padrões sociais vigentes, naturalizando o poder e o comando como sendo condutas típicas masculinas, enquanto que as meninas apresentaram comportamentos de passividade e obediência, comportamentos estes expressos principalmente durante as brincadeiras e na “hora do parquinho”. Diante disso, torna-se fundamental o questionamento provocativo dessas relações de modo que discursos e práticas possam ser, reflexivamente, realinhados numa dimensão dinâmica, cidadã, rompendo assim com a cristalização de valores cristalizados em padronizações e dicotomias preconceituosos, pautados na heterormatividade.  

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Como Citar

MIZUSAKI, R. A. C. Vozes infantis: compreendendo o que as crianças nos ensinam sobre o que sabem das relações de gênero. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 99–115, 2014. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1099. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1099. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos