Alfabetização e tecnologias da informação e comunicação para currículo democrático e inclusivo

Autores

  • Cláudia Justus Tôrres Pereira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Nair F. Gurgel do Amaral
  • José Lucas Pedreira Bueno

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1098

Palavras-chave:

Alfabetização. Tecnologias de informação e comunicação. Inclusão. Currículo

Resumo

A alfabetização, hoje, é compreendida para além da fase de escolarização na qual os sujeitos se apropriam dos conhecimentos da leitura e da escrita e tornam-se competentes para utilizá-los no cotidiano, lendo o mundo ao redor. No entanto, ainda é tema frequente nos debates acadêmicos da área de educação, pois se percebe o fracasso escolar dos estudantes tidos como alfabetizados no que tange a capacidade de utilizar os conhecimentos aprendidos nesta etapa escolar. Neste cenário, destaca-se a questão se a metodologia e os recursos utilizados pela maioria dos professores de alfabetização não estão atendendo a necessidade de desenvolver leitores e escritores críticos e participativos, frente ao universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que organizaram grande parte das atividades de nossa sociedade. As práticas educativas repetitivas, mecânicas, de aplicação social restrita e sem significados para os estudantes têm gerado um aprendizado de habilidades automatizadas e descontextualizadas das atuais demandas sociais. Este aprendizado não possibilita o desenvolvimento de pessoas críticas, capazes de lutar contra os discursos ideológicos das classes dominantes. As TIC surgem como meios para dinamizar a prática alfabetizadora, trazendo essa realidade para o contexto escolar. Desta forma, o presente trabalho busca refletir sobre como as TIC podem contribuir para uma prática docente alfabetizadora democrática, para transformar a alfabetização em um momento de aprendizagem de habilidades e competências necessárias para o educando ser considerado um sujeito letrado e agente em seu meio sociocultural.

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Como Citar

PEREIRA, C. J. T.; AMARAL, N. F. G. do; BUENO, J. L. P. Alfabetização e tecnologias da informação e comunicação para currículo democrático e inclusivo. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 83–98, 2014. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1098. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1098. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos