Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas

Autores

  • Orestes Zivieri Neto Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1093

Resumo

O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados finais da pesquisa intitulada como “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”. Seu objetivo neste texto se reduzirá em analisar as escolhas teóricas e metodológicas aplicadas pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 6 anos. A investigação foi desenvolvida em duas escolas da rede municipal da cidade de Rolim de Moura –RO, entre o período de agosto/2012 a julho/2014 e utilizou os seguintes instrumentos de coletas de dados: análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação em uma sala de aula; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada e, por fim a entrevista com a professora da turma pesquisada. Finalmente, almeja-se com a divulgação dos resultados fomentar a discussão acerca do processo de alfabetização matemática, evidenciando por um lado os caminhos que escola utiliza para ensinar número e a lógica do nosso sistema numérico decimal, e por outro poder discutir se as escolhas adotadas pela escola estão de fato auxiliando no processo de construção dos números pelas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orestes Zivieri Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia

 Doutor em Educação, Professor Pesquisador da Universidade Federal de Rondônia – Campus de Rolim de Moura

Downloads

Como Citar

NETO, O. Z. Passando a limpo: o processo de alfabetização matemática nas escolas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 16–38, 2014. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1093. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1093. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos