O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal

Autores

  • Elenice Monte Alvarenga Universidade Estadual de Campinas
  • Letícia Montanholi Apolinário Universidade Estadual de Campinas
  • Dirce Zan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1092

Resumo

Este trabalho apresenta relato e reflexões acerca da experiência de estágio supervisionado realizado em um espaço de educação não formal na Universidade Estadual de Campinas por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática. Em um grupo de faixa etária de 11 a 14 anos foram desenvolvidas atividades que visavam à exploração da perspectiva social e ambiental das ações e relações de consumo. Assim, percebeu-se que a mídia exercia importante papel nas decisões relativas ao consumo e na profusão de um modelo de desenvolvimento dissociado da preservação ambiental. Quanto às habilidades de expressão linguística e matemática, notou-se noção frágil dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento destas. Obteve-se como fruto do trabalho: aprendizado docente significativo para professores em formação, relativo às experiências vividas pelos estagiários, e deflagração do desenvolvimento de visão mais crítica por parte dos educandos, que poderão atuar como irradiadores das ideias e práticas relativas ao consumo consciente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Monte Alvarenga, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutoranda do Programa de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). 

Letícia Montanholi Apolinário, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutoranda do Programa de pós-graduação em Carcinogênese Urogenital e Imunoterapias também pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Dirce Zan, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Downloads

Como Citar

ALVARENGA, E. M.; APOLINÁRIO, L. M.; ZAN, D. O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2014. DOI: 10.26568/2359-2087.2014.1092. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos