Sobre a Revista

A Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação é um periódico científico, eletrônico, totalmente gratuito, de acesso aberto, com publicação contínua a partir de 2020, editada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Recebe submissões de trabalhos inéditos e em fluxo contínuo nos idiomas Português ou Espanhol ou Inglês para a composição de seus volumes anuais, compostos por diversas seções: artigos científicos, dossiês temáticos, artigos opinião, resenhas e outras.

A EDUCA é desenvolvida como uma ação do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (Grupo EDUCA), do Departamento de Ciência da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas - Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e apoia o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) da UNIR na divulgação de pesquisas científicas.

e-ISSN: 2359-2087  - Qualis 2017/2018: B1

Notícias

PRORROGADA: Chamada para Dossiê Temático: Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano

03/12/2022
A A Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação informa que prorrogou a presente Chamada para recepção de artigos para o Dossiê Temático até 15 de maio de 2023.   A Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação torna pública chamada para artigos para Dossiê Temático "Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano", circunstanciados em um dos seguintes temas: - Trajetórias, diálogos e ações intelectuais; - Intercâmbio e cooperação institucional; - Fraternidade entre países ibéricos e latino-americanos; - Panamericanismo e educação; - Imprensa pedagógica; - Intercâmbio e mobilidade estudantil; - Produção, circulação e transferência internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos; - Sistemas escolares nacionais e relações internacionais; - Viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação. Idiomas: Serão aceitos artigos em Português, em Espanhol e em Inglês. Cronograma: Abertura – 05 de dezembro de 2022; Término – 31 de março de 2023 (PRORROGADO PARA 15 de Maio de 2023); Publicação: Junho de 2023 (PRORROGADA - Publicação até agosto de 2023). Periódico: EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação - e-ISSN: 2359-2087 - Prefixo DOI: 10.26568 - Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Saiba mais sobre PRORROGADA: Chamada para Dossiê Temático: Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano

Edição Atual

v. 11 (2024)
					Visualizar v. 11 (2024)
Publicado: 09/06/2024

Artigos Científicos

  • AS RACIONALIDADES PEDAGÓGICAS DO ENSINO COM PESQUISA: O ESTADO DO CONHECIMENTO

    Maria do Socorro Lima Marques França, Maria Marina Dias Cavalcante
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7694
  • ARTIMANHAS PEDAGÓGICAS DE CELINA PADILHA NA REVISTA: A ESCOLA PRIMÁRIA

    Tatiana das Graças Correia
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7693
  • PERCEPÇÕES DANÇANTES NUMA ESCOLA, CAPOEIRA E GRUPO FOLCLÓRICO DE UM MUNICÍPIO CEARENSE

    Francisco Daniel Ferreira Dantas, Sammia Castro Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7695
  • APRENDIZAGEM DISCURSIVA E CIDADANIA TERRITORIAL

    Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, Ian Felipe Nascimento
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7691
  • ARTE CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO HUMANA: ANÁLISE DE UM CINECLUBE NA PANDEMIA DE COVID-19

    Rister Saulo Machado Rocha, Adriano Anunciação Oliveira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7692
  • O PAPEL DO MEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE É E COMO SE FAZ

    Moisés José Rosa Souza, Dioneia Foschiani Helbel
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.6119
  • DISSIDÊNCIAS SEXUAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO PERSPECTIVA

    Guilherme Pereira Stribel, Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, Tiago Dionisio da Silva
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.6026
  • ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Elizimari, Marcelo Franco Leão
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.6826

Resenhas

Relatos de Experiências

  • EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

    Elton da Silva Souza, Luciana Rodrigues Leite
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7702
  • BALAIOS DE HISTÓRIAS: DO “ÍNDIO MUSEOLÓGICO” Á DIVERSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS

    Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7699
  • A ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Francisco Nunes de Sousa Moura, Maria Greycenny Vieira da Silva, José Arimatea Barros Bezerra
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7696
  • FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NUMA ESCOLA INDÍGENA/BONFIM - RR

    Larisse Amorim Cavalcante , Elizangela da Silva Barboza Ramos
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7703
  • A BRINQUEDOTECA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFCA: LABORÁTÓRIO DE PESQUISA

    Mabel Barbosa de Almeida Sousa, Milena Domingos do Nascimento, Gercilene Oliveira de Lima
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7697
  • AVALIAÇÃO E PROTAGONISMO NA ESCOLA ESTADUAL PROFISSIONAL ALAN PINHO TABOSA

    Ana Maria Teixeira Andrade, Elton Luz Lopes, Ednaldo Pereira Firmiano
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7698
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS EM UMA ESCOLA DE PARNAÍBA-PIAUÍ: CONHECENDO O TRABALHO DE UMA INSTRUTORA DE LIBRAS

    Célia Camelo de Sousa, Ronyella do Nascimento Souza
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7700
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO FORMATO REMOTO DO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CENÁRIO PANDÊMICO

    Luana Maria Gomes de Alencar
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.6528

Template de Submissão e Tutoriais

  • Template 2024

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.8135
Ver Todas as Edições